terça-feira, 29 de março de 2011


XIII -
‘ COMENTÁRIOS  - O HOJE ’ 
(leia a versão completa do blog disponível no tópico inicial)

Claro que os diálogos aqui transcritos não têm exatamente os mesmos termos utilizados à época, porque a memória falha. Mas, seu conteúdo espelha o mais fiel e proximamente as mesmas.
Cada caso é um caso.  Cada organismo reage diferentemente!
A quimioterapia (Taxotere no caso de metástase de próstata), não me dá vômitos. Mas estou perdendo as 20 unhas; já perdi os cabelos, os cílios, dilatou-me o coração e a aorta, sofri derrame pleural, estou com baixa resistência imunológica, susceptível de contrair qualquer doença com muito mais facilidade e mais gravidade.   
Mas, felizmente estou na pequena percentagem dos que responderam à químio: em 18 das 24 sessões previstas, o PSA caiu de 2,6 para 0,191 e o PET-CT após a 8ª. sessão, indicava quase inatividade tumoral.
Até hoje já realizei 20 das 24 sessões previstas. Não sei mais quantas farei, porque estou atingindo uma fase em que a quimio passa a ser, pela cumulatividade, tóxica demais e aí as vantagens são superadas.   É acompanhar e ver até onde vamos.
Dia 27-03-11 recebi a 20ª. químio, completando 5/6 das etapas programadas. Fico sem quimio até 12 de abril quando realizo no PET-CT, para avaliar o grau de atividade tumoral.   Aí se definirá como, se, e em que dosagem se fará ou não as outras 4 sessões previstas.
Tenho fé que este exame constatará a inatividade do câncer, o que me dará uma alta, quem sabe por quanto tempo.  Quem sabe por um milagre a doença não retorne. (em termos médicos, volta!  vide capítulo XIV)
Vamos em frente com o tratamento!  (afinal, que alternativa tenho? Chorar? Reclamarnaonbispo?)
A cura completa, segundo os médicos, não mais virá, porque o tumor não foi extirpado a tempo, quando estava encapsulado.  (e, Vivas ao Charles Rosenblatt e ao Rodrigo de Morais Hanriot). 
Daqui a um ano, dois, quatro, não sei, talvez tenha que sofrer novas séries de quimioterapia, se outra droga eficaz não surgir ou o acreditado milagre não ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário