terça-feira, 29 de março de 2011

VIII -

ABIRATERONA

(leia a versão completa do blog disponível no tópico inicial)

Há anos meu urologista dizia que estava surgindo uma droga nova, pela qual eu ainda seria tratado. Que as esperanças com seus resultados eram promissores.
Daí, não funcionando mais o tratamento hormonal, em julho de 2010 fui ao maior centro oncológico do mundo, Memorial Sloan Kettering Cancer Center em New York, tentar servir de ‘cobaia’ para o teste do tal remédio novo aclamado como a solução: Abiraterona.
Felizmente (hoje assim entendo, e não à época), não fui aceito porque era do ‘protocolo’ selecionar ‘cobaias’ que já tivessem passado por tratamento quimioterápico.  
Hoje, os testes de tal medicação praticamente terminaram e estão na fase de  licenciamento pelo FDA para a comercialização.
Contudo, parece que infelizmente o remédio seria, em minha opinião, um fracasso, pelo menos em relação ao que se esperava dele.
“A pesquisa – Fase III – foi feita com pacientes muito, muito adiantados, que já tinham sido tratados com quimioterapia, à qual não respondiam mais. Um grupo recebeu prednisona mais um placebo e o outro recebeu prednisona e abiraterona. A diferença na sobrevivência média entre os dois grupos foi de quatro meses. No grupo controle, a mediana da sobrevivência foi de 10,9 meses e no experimental (prednisona mais abiraterona) foi de 14,8 meses. Isso significa que, no grupo controle, metade dos pacientes sobreviveu mais de 10,9 meses e metade sobreviveu menos. No grupo experimental (prednisona mais abiraterona) metade sobreviveu mais de 14,8 meses.”

“Com base nos resultados desse estudo em Fase 3, a Janssen planeja enviar solicitação de comercialização do acetato de abiraterona para autoridades reguladoras em todo o mundo”

Diz Glaucio Soares (http://psacontrol.blogspot.com/2011/02/ultimos-dados-sobre-abiraterona.html) que se trata em NY  com o medicamento ; “Efeitos colaterais: retenção de líquidos, hipertensão, hipocalemia (potássio no sangue) etc.
Há uma nova droga em testes fase 3, o que significa que será ou não liberada em torno de 2014:   Alfa Radin (vide capitulo XIV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário