terça-feira, 29 de março de 2011

I –
Precauções para evitar ou mitigar a doença

(leia a versão completa do blog disponível no tópico inicial)

Ninguém consegue lhe impor aquilo que você não aceita!
De fato, de alguma forma você aceita as coisas que lhe são ofertadas ou impostas pela vida, muitas das vezes, e na maior parte delas, sem o saber.
Assim foi comigo e pode ocorrer com você!
Claro que o DNA é um fator preponderante para você ter, mais cedo ou mais tarde alguma doença, como no caso em particular, câncer de próstata.
Claro também, como diz Miguel Srougi em um livreto de sua autoria, se vivêssemos até 120 anos, e não morrêssemos de outras causas, todos os homens morreriam de câncer de próstata.
Mas, além da predisposição ao câncer de próstata alimentado pela testosterona, além do DNA, temos fatores outros praticamente sempre ignorados por quase todos, médicos e pacientes.
Um deles, sem dúvida é a alimentação inadequada, como, por exemplo, rica em carnes vermelhas (principalmente na forma de churrasco), além de inúmeros outros alimentos, hoje reconhecidos como cancerígenos. Somado a isto, encontramos a falta de consumo adequado de vegetais, legumes, alimentos ricos em fibras e em colesterol bom, além de outros antioxidantes.
Mas, o fator principal, causador da doença, é negligenciado por quase todos:
Já nos dizia, há quase dois mil anos, o poeta romano Juvenal: “Mens sana in corpore sano”. ("uma mente sã num corpo são").
Afora o DNA e alimentação, o que mais pesa e leva-nos ao câncer (e a outras doenças), são, sobretudo, as mágoas, as tristesas, os ressentimentos, o estresse, o nervoso, o extrapolar das condições físicas em qualquer direção, desrespeitando a filosofia do ‘justo equilibrio’ , que já há mais de 2.300 anos nos ensinava Aristóteles.
Desta forma, ao desrespeitar o modo de vida dentro do justo equilíbrio a seu corpo, você permite ser atingido por aquilo que conscientemente não queria ou aceitava.
Como forma de às vezes até vencer as causas do DNA, voce deve, além do justo equilibrio, atender a Aristóteles, no que ele identifica a busca da felicidade como o fim último da vida.
A Alegria e a Felicidade eliminam as causas das doenças! 
Você deve procurar trabalhar no que gosta!  Eu virei advogado por acaso. Estudava direito à noite, um dia de manha inglês, outro francês. Pretendia fazer o Instituto Rio Branco. Não porque quisesse ser diplomata! Mas porque sabia que precisava ter diplomacia para o que eu queria: Política!   

Por necessidades financeiras, tive de abandonar o inglês e o francês, e trabalhar o dia inteiro. Daí, virei advogado.  Entrementes, virei vendedor.
Duas profissões, que não posso me queixar, sai-me bem e atingiu o objetivo primeiro: ganhei o que precisava.          Mas.... não era o que eu queria fazer!
Onde ficou a satisfação pessoal?   Embutida.  Isto, mais o já relatado, também leva à doença!
Tente fazer o que gosta!
Não respeitei nenhuma destas Leis da Natureza, daí causas importantes de meu câncer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário