segunda-feira, 18 de junho de 2012

Docetaxel, Jevtana (Cabazitaxel), Zytiga (Abiraterona)..... e agora? ALPHARADIN???

Faço aqui um breve resumo da situação de meu câncer, existente há 9 anos, mas recomendo a quem queira evitar que um amigo, ou você próprio, passe pelos problemas irreversíveis que tenho, que leia todo o  'livreto' no inicio deste blog, em março de 2011. (role o cursor à direita e clique) 
Nunca é demais repetir que, pelas incompetências dos ''drs'' Charles Rosemblat e Rodrigo de Morais Hanriot, o primeiro, que mesmo meu PSA passando de 1,2 para 2,4 em um ano, não recomendou biópsia (o que mil por cento teria cortado o mal pela raiz); nem mesmo quando o PSA subiu a 3,5, a qual só foi feita (apesar da então minha ignorância), por minha insistência, e veio a revelar câncer prostático na escala Glasson grau 3 + 4... e  a seguir encaminhando-me ao segundo, radioterapeuta, que, mesmo quando repeti a biópsia indicando então grau 4+4, em vez de mandar-me a um cirurgião, insistiu que eu devia fazer radioterapia, com mil promessas e afirmações inconsistentes e inverídicas, constato hoje.
O fato, amigos, é que, se seu PSA estiver em escala crescente, não deixem de fazer biópsia! Se passou de 2, façam biópsia. Esta estória de que é 4 o limite, é só aqui no Brasil. Na Alemanha é 2!   E, constatando câncer, não se deixem levar por ninguém ou nenhum outro tratamento que não a cirurgia para remoção total da próstata.  Se fizerem outro tratamento, se arrependerão, como eu.
Bem.... fiz a rádio, o câncer voltou, porque jamais deveria com tal grau na escala Glasson fazer rádio e sim cirurgia.  Voltou, e aí fiz cirurgia, mais complicada, pelo fibrosamento do tecido na região.  Após a cirurgia o câncer voltou, fiz tratamento hormonal (Zoladex, Casodex, e voltou.  Deu metástase na coluna. Insisti no tratamento hormonal com Destilbenol, que em 40 dias provocou 3 tromboses.  Bem... aí fiz 20 sessões com Docetaxel que envelheceu-me 20 anos, mas praticamente 'zerou' a doença. Mas... após metástases isto não ocorre. Sempre volta! Em 2010 quimioterapia com Docetaxel; em 2011 com o moderníssimo Jevtana (Cabazitaxel), com resultados pífios. Subiu devagar, mas o PSA foi a 1,9. Aí, repliquei quimioterapia com Navelbini, que não serviu para nada.  Em abril de 2011 iniciei tratamento com a ultima droga lançada no mercado mundial: Zytiga (Abiraterona).... o PSA caiu de 5,5 para 1,3 em 40 dias.  Ótimo!... Mas, a alegria durou pouco. Com 70 dias (30 após os 30), havia subido de novo, agora a 1,9.  Em 30 dias repito o exame. E se continuar subindo?   A droga com problemáticos efeitos colaterais e sobrevida mais curta (média 3,6 meses), a ser lançada no segundo semestre, e só no exterior, é o Alpharadin. Será quer terei de usá-lo?  
Docetaxel, Jevtana (Cabazitaxel), Zytiga (Abiraterona)..... e agora? ALPHARADIN???

SITES PARA INFORMAÇÕES SOBRE ALPHARADIN, indicado para metástase óssea:
http://advancedprostatecancer.net/?cat=818       
http://www.algeta.com/dynside.asp?m=34568&s=34659&ss=34665

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O GATO SUBIU NO MURO

Sentindo-me ótimo e em aparência idem, posto que a quimioterapia arrasa e dela na forma tradicional não mais uso há bom tempo..... o organismo recupera-se.
Contudo, preocupa-me o resultado do PSA. Durante a última químio com Jevtana (Cabazitaxel), o PSA passou de estável a ligeira subida. Aí, o oncologista resolveu 'replicar' com Navelbini, entendendo que associado ao efeito residual do Jevtana, daria uma melhora. Que nada! O PSA subiu a 5,5.  Bem... como disse na postagem anterior, comecei a tomar ZYTIGA (Abiraterona), sem plano de saúde, sem SUS...   Após 40 dias fiquei super contente: o  PSA caiu para 1,3.  Porém, agora, ao 70º  dia, verifico inverção da tendência: houve uma subida para 1,9.   Ligeira variação?  De geral, em 9 anos que acompanho, houve variação sim. Só que, e continuou a subir.  Se o ZYTIGA não funcionar mais....  o gato pula do muro para o telhado....  (e o que é pior: não há a vista nova droga a tentar...)   É isto aí!  Aproveitar a disposição, a despeito da possível piora da doença, para deixar tudo em ordem.   Aos que me acompanham, até daqui há 30 dias, quando veremos de novo a quanto foi o PSA. Abraços